MOMBAÇA - Nossa terra, nosso Lar



.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
..
.

BLOG - coisasdenossaterra.blogspot.com E-MAIL andre_coisasdenossaterra@hotmail.com

sexta-feira, 24 de junho de 2011

E.E.F. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO

O governador Plácido Aderaldo Castelo realizou um governo honrado e dinâmico – e a história lhe fará justiça – e como homem público deu lições de humildade, nunca se deixando envolver pelas passageiras glórias do Poder.

Nasceu a 11/01/1906 em Mombaça. Filho de João Fernandes Castelo e Antonina Aderaldo Castelo. Faleceu em Fortaleza a 17/06/1979.

Advogado. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará em 1930, tendo sido orador da turma e presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da referida casa de ensino superior.

Exerceu a carreira jornalística nos jornais “Correio do Ceará”, “Gazeta de Notícias” e “O Nordeste”. Fundador do panfleto “A Farpa”, do Instituto Educacional, da Escola Normal de Juazeiro do Norte, do Clube Recreativo e da Cooperativa de Juazeiro do Norte.

Desenvolveu atividades docentes como professor do Colégio Cearense, da Escola de Comércio Fênix Caixeiral, do Instituto São Luís, do Colégio Nogueira, da Escola de Aprendizes e Artífices, livre docente da cadeira de Instituições do Direito Público da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará e catedrático de História Administrativa do Ceará e do Brasil, na Escola de Administração Pública.

Na área jurídica, exerceu a Promotoria de Justiça das Comarcas de Quixadá e Fortaleza. Em Juazeiro do Norte, atuou como Juiz Municipal. Conselheiro Vitalício do Tribunal de Contas do Estado e foi Procurador Judicial do Estado do Ceará.

Como político, teve uma trajetória das mais brilhantes na história do nosso Estado. Deputado Constituinte em 1935, elegeu-se Deputado Estadual para os mandatos de 1951 (suplência), 1955, 1959 (suplência) e 1963.

Exerceu os cargos de 1º secretário e 2º vice-presidente do Poder Legislativo Estadual.

Ocupou os cargos de Secretário de Agricultura e Obras Públicas e Secretário da Fazenda do Estado.

Fundou e exerceu a previdência do Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC.

Foi Prefeito da cidade de Fortaleza. Governador do Estado do Ceará no período de 1966 a 1971.

Realizou, no exercício da governadoria do Estado, um expressivo conjunto de obras, dentre as quais podemos destacar:

Construção do Instituto Penal Paulo Sarasate, da “Estrada do Algodão”, da “Estrada Litorânea” e da estrada que liga o Cariri a BR-116;

Criação do Instituto de Prevenção do Câncer, do Hospital São José, do Museu de Aquiraz, da Escola Agrícola de Mombaça, da Estação Rodoviária de Fortaleza;

Ampliação do sistema de energia elétrica do Estado, levando esse benefício a mais de cem cidades do Ceará, da rede de agências do Banco do Estado do Ceará; do sistema de telecomunicações que passou a atender a um maior número de cidades interioranas, e da rede escolar estadual, através da criação de dezenas de escolas do primeiro, segundo e terceiro graus.

Representou o Estado do Ceará na 1ª Assembléia Geral do Conselho Brasileiro de Geografia e Estatística, no Rio de Janeiro. Orador das delegações participantes da instalação do Itamaraty, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Membro da Academia Cearense de Letras, da Academia de Letras Jurídicas do Ceará; do Instituto Histórico do Ceará; do Instituto do Nordeste; da Sociedade Brasileira para a Conservação do Solo; da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, da qual foi presidente; benemérito da Fênix Caixeiral; honorário da Associação dos ex-Combatentes e de vários outros clubes de serviços, entre os quais o Lions Clube de Mombaça e de Boa Viagem.

Agraciado com o título de cidadão de vários municípios do Ceará, recebeu, também o Troféu Sereia de Ouro. Detentor dos títulos de Cidadão Honorário de New Orleans e “Honory Sanzero” no Salt River Project, ambos nos Estados Unidos da América do Norte.

Considerado uma legenda de simplicidade, honradez, competência e probidade na história política cearense, foi casado com a sra. Joana Freire Castelo, deixando uma prole de doze descendentes, que hoje atuam com destaque em várias áreas da nossa comunidade.

Em 11 de janeiro de 2002, através de eleição realizada pelo Conselho Comunitário de Defesa Social de Mombaça (C.C.D.S.), Plácido Aderaldo Castelo foi eleito o “Mombacense do Século XX”.

(Fonte: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ. Deputados Estaduais: 13ª legislatura, 1951-1954. Fortaleza: INESP, 1998.)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

em breve slade

Histórico: Mombaça Ceará - CE

Histórico:
* * * * *
Mombaça Ceará - CE

Histórico

O município de Maria Pereira, fica situado no sertão chamado "Mombaça" no centro do Estado. Em 1731 Maria Pereira da Silva, João de Barros Braga e Serafim Dias, requereu a sesmaria de 3 léguas de terra à margem do Rio Banabuiu que lhe foi concedida. O segundo nunca andou aqui mas os seus dois companheiros vieram criar os seus gados nestes sertões. O sítio de Maria Pereira prosperou, foi aos poucos se povoando e já em 1831 era criada a freguesia de Nossa Senhora da Glória de Maria Pereira, nome da possuidora do primitivo sítio. Até a queda do Império se destacaram aqui pelo prestígio e grande influência os vigários: Pe. Antônio José Sarmento de Sá e Benevides, Deputado em nove legislaturas e Cavaleiro da Ordem de Cristo; Pe. Antônio do Nascimento e Sá; que foi presidente da Assembléia Provincial.
Após a proclamação da República tiveram grande atuação chefes políticos Augusto Francisco Vieira, Antônio Pedro de Sá Benevides, Pedro Jaime Alencar Benevides, José Aderaldo de Aquino, Sílvio Lopes de Sá Benevides, José Fintuoso de Sá Benevides, João Martins, Antônio Pedro de Sá Benevides Filho, Manuel Jaime de Alencar Benevides. Nos últimos tempos se destacaram Francisco Marim Sobrinho e Augusto Tavares de Sá Benevides. Episódios interessantes nenhum a registrar. Vida igual aos demais municípios do norte do Brasil.
Filhos ilustres falecidos: Cel. José Benevunto de Lima, do Corpo de Farmaceuticos do Exército. Vide Almanaque Militar. Padre João Antônio do Nascimento Sá, Dr. José Araújo Domingues Carneiro, Dr. Enéas Cavalcante do Nascimento e Sá.
Gentílico: mombaçano ou mombacense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Maria Pereira, pelo decreto de 06-09-1832 e ato provincial de 18-03-1842, subordinado ao município de Quixeramobim.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Maria Pereira, pela lei provincial nº 555, de 27-11-1851, desmembrado de Quixeramobim. Sede no núcleo de Maria Pereira.
Pelo decreto estadual nº 69, de 09-07-1892, a vila de Maria Pereira passou a denominar-se Benjamim Constant.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila Benjamim Constant é constituída do distrito sede.
Pela lei estadual nº 1565, de de 21-09-1918, a vila de Benjamim Constant volta a denominar-se Maria Pereira.
Elevado à condição de cidade com a denominação Maria Pereira, pela lei estadual , nº 2256, de 19-08-1925.
Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, o município de Maria Pereira foi extinto sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Senador Pompeu, como simples distrito.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Maria Pereira, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, desmembrado de Senador Pompeu. Sede no atual distrito de Maria Pereira ex-povoado. Aparece constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Catolé, Marruas e Mosquito, sendo que o distrito de Marruas desmembrado do município de Tauá.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Catolé, Marruas e Mosquito.
Pelo decreto nº 1404, de 12-12-1934, o distrito de Marruás passou a denominar-se Carnaubas.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Catolé, Marruas e Mosquito.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Carnaubas, Catolé e Mosquito.
Pelo decreto-lei estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Mosquito foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Catole e outra parte do distrito de Carnaubas, ambos do município de Maria Pereira.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Maria Pereira, Carnaubas e Catolé.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o município de Maria Pereira passou a denominar-se Mombaça.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Mombaça é constituído de 3 distritos: Mombaça, Carnaubas e Catolé.
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, é criado o distrito de Boa Vista ex-povoado e anexado ao município de Mombaça.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Mombaça, Boa Vista, Carnaubas e Catolé.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960
Pela lei estadual nº 6950, de 19-12-1953, desmembrado do município de Mombaça o distrito de Boa Vista é elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 6966, de 19-12-1963, desmembra do município de Mombaça os distritos de Carnaúbas e Catolé, ambos elevados à categoria de município. Pela lei estadual nº 6933, de 18-12-1963, são criados os distritos de Cangati, São Gonçalo do Umari e São Vicente e anexados ao município de Mombaça. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Mombaça, Cangari, São Gonçalo do Umari e São Vicente. Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Mombaça adquiriu os extintos municípios de Boa Vista, Catolé e Carnaúbas, como simples distritos. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 7 distritos:
Mombaça, Boa Vista, Cangati, Carnaúbas, Catolé, São Gonçalo do Umari e São Vicente.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.
Pela lei municipal nº 245, de 28-10-1989, é criado o distrito de Manoel Correia e anexado ao município de Mombaça.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 8 distritos: Mombaça, Boa Vista, Cangati, Carnaúbas, Catolé, Manoel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Pela lei municipal nº 380, de 16-05-1998, é criado o distrito de Açudinho dos Costas e anexado ao município de Mombaça.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 9 distritos: Mombaça, Açudinho dos Costas, Boa Vista, Cangati, Carnaúbas, Catolé, Manoel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Pela lei municipal nº 398, de 11-09-1999, é criado o distrito de Cipó e anexado ao Município de Mombaça.
No Censo Agropecuário de 2006 e Contagem da População de 2007 o Município é constituído de 10 distritos: Mombaça, Açudinho dos Costas, Boa Vista, Cangatí, Carnaúbas, Catolé, Cipó, Manoel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente.
Alterações toponímicas municipais
Maria Pereira para Benjamim Constant alterado, pelo decreto estadual nº 69, de 09-07-1892. Benjamim Constant para Maria Pereira alterado, pela lei estadual nº 1565, de 21-09-1918. Maria Pereira para Mombaça alterado, pela decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943.


Fonte: IBGE

domingo, 19 de junho de 2011

História de NOSSA TERRA NOSSO LAR


O município de Maria Pereira, fica situado no sertão chamado "Mombaça" no centro do Estado.


Em 1731 Maria Pereira da Silva, João de Barros Braga e Serafim Dias, requerendo a sesmaria de 3 léguas de terra à margem do Rio Banabuiu que lhe foi concedida.


O segundo nunca andou aqui mas os seus dois companheiros vieram criar os seus gados nestes sertões.


O sítio de Maria Pereira prosperou, foi aos poucos se povoando e já em 1831 era criada a freguesia de Nossa Senhora da Glória de Maria Pereira, nome da possuidora do primitivo sítio.


Até a queda do Império se destacaram aqui pelo prestígio e grande influência os vigários: Pe. Antônio José Sarmento de Sá e Benevides, Deputado em nove legislaturas e Cavaleiro da Ordem de Cristo; Pe. Antônio do Nascimento e Sá; que foi presidente da Assembléia Provincial.


Após a proclamação da República tiveram grande atuação chefes políticos Augusto Francisco Veieira, Antônio Pedro de Sá Benevides, Pedro Jaime Alencar Benevides, José Aderaldo de Aquino, Sílvio Lopes de Sá Benevides, José Fintuoso de Sá Benevides, João Martins, Antônio Pedro de Sá Benevides Filho, Manuel Jaime de Alencar Benevides.


Nos últimos tempos se destacaram Francisco Marim Sobrinho e Augusto Tavares de Sá Benevides.


Episódios interessantes nenhum a registrar.




Vida igual aos demais municípios do norte do Brasil.


Filhos ilustres falecidos: Cel. José Benevunto de Lima, do Corpo de Farmaceuticos do Exército.
Vide Almanaque Militar. Padre João Antônio do Nascimento Sá, Dr. José Araújo Domingues Carneiro, Dr. Enéas Cavalcante do Nascimento e Sá.




Formação Administrativa


Distrito criado com a denominação de Maria Pereira, pelo decreto de 06-09-1832 e ato provincial de 18-03-1842, subordinado ao município de Quixeramobim.


Elevado à categoria de vila com a denominação de Maria Pereira, pela lei provincial nº 555, de 27-11-1851, desmembrado de Quixeramobim. Sede no núcleo de Maria Pereira.


Pelo decreto estadual nº 69, de 09-07-1892, a vila de Maria Pereira passou a denominar-se Benjamim Constant


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila Benjamim Constant é constituída do distrito sede.
Pela lei estadual nº 1565, de de 21-09-1918, a vila de Benjamim Constant volta a denominar-se Maria Pereira.Elevado à condição de cidade com a denominação Maria Pereira, pela lei estadual , nº 2256, de 19-08-1925.


Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, o município de Maria Pereira foi extinto sendo seu território anexado ao distrito de sede do município de Senador Pompeu, como simples distrito.


Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Maria Pereira, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, desmembrado de Senador Pompeu.


Sede no atual distrito de Maria Pereira ex-povoado. Aparece constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Catolé, Marruas e Mosquito, sendo que o distrito de Marruã desmembrado do município de Tauá.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Catolé, Marruas e Mosquito.


Pelo decreto nº 1404, de 12-12-1934, o distrito de Marruás passou a denominar-se Carnaubas.


Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Catolé, Marruas e Mosquito.


Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Maria Pereira, Carnaubas, Catolé e Mosquito.


Pelo decreto-lei estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Mosquito foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Catole e outra parte do distrito de Carnaubas, ambos do município de Maria Pereira.


No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Maria Pereira, Carnaubas e Catolé.


Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o município de Maria Pereira passou a denominar-se Mombaça.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Mombaça é constituído de 3 distritos: Mombaça, Carnaubas e Catolé.


Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, é criado o distrito de Boa Vista ex-povoado e anexado ao município de Mombaça.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Mombaça, Boa Vista, Carnaubas e Catolé.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960
Pela lei estadual nº 6950, de 19-12-1953, desmembrado do município de Mombaça o distrito de Boa Vista. Elevado à categoria de município.



Pela lei estadual nº 6966, de 19-12-1963, desmembra do município de Mombaça os distritos de Carnaúbas e Catolé, ambos elevados à categoria de município.
Pela lei estadual nº 6933, de 18-12-1963, são criados os distritos de Cangari, São Gonçalo do Umari e São Vicente e anexados ao município de Mombaça.



Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Mombaça, Cangari, São Gonçalo do Umari e São Vicente.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Mombaça adquiriu os extintos municípios de Boa Vista, Mombaça e Carnaúba, como simples distritos.



Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 7 distritos: Mombaça, Boa Vista, Cangari, Carnaúbas, Catolé, São Gonçalo do Umari e São Vicente.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.
Pela lei municipal nº 245, de 28-10-1989, é criado o distrito de Manoel Correia e anexado ao município de Mombaça.



Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 8 distritos: Mombaça, Boa Vista, Cangari, Carnaúbas, Catolé, Manoel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Pela lei nº , de , é criado o distrito de Açudinho das Ostras e anexado ao município de Mombaça.



Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 9 distritos: Mombaça, Açudinho das Ostras, Boa Vista, Cangari, Carnaúbas, Catolé, Manoel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alterações toponímicas municipais Maria Pereira para Benjamim Constant alterado, pelo decreto estadual nº 69, de 09-07-1892.
Benjamim Constant para Maria Pereira alterado, pela lei estadual nº 1565, de 21-09-1918.

Maria Pereira para Mombaça alterado, pela decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943.


Gentílico: mombaçano ou mombacense
Fonte: Biblioteca IBGE

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA

RUTE
EXEMPLO DE FIDELIDADE
E SUBMISSÃO

MIRIAN
ÊXODO 15:20-21
PROFETIZA E EXEMPLO
DE ADORAÇÃO A DEUS
DENTRE AS PESSOAS

LÍDIA
ATOS 16:14-15
EMPRESÁRIA CRISTÃ
BEM SUCEDIDA
E AMIGA DO AP. PAULO




LÍDIA


ATOS 16:14-15
EMPRESÁRIA CRISTÃ
BEM SUCEDIDA
E AMIGA DO AP. PAULO

DÉBORA
JUÍZES 4
JUÍZA, PROFETIZA
E LÍDER MILITAR

TABITA
ATOS 9:36
DISCÍPULA
E
GENEROSA

ANA
I SAMUEL 1:2 EM DIANTE
MULHER DE FÉ,
OBEDIENTE E FIEL

ESTHER
ESTER 1
RAINHA,
SUBMISSA E OUSADA

HULDA
II REIS 22:14-20
PROFETIZA E
INTRÉPIDA

MARIA
LUCAS 2:19
SEPARADA POR DEUS,
DISPONÍVEL PARA SERVIR
E OBEDIENTE

MARIA MADALENA
JOÃO 20:1-9
PRIMEIRA PESSOA A VER
CRISTO RESSURETO,
SERVA EXEMPLAR DE DEUS

JAEL
JUÍZES 5
DESTEMIDA, OBSTINADA,
DEFENSORA DO EXÉRCITO
ISRAELITA E FORTE!

MULHER SIROFENÍCIA
MARCOS 7:25-30
FÉ, INSISTENTE, SE HUMILHOU E
CLAMOU PELA LIBERTAÇÃO
DE SUA FILHA

MULHER SAMARITANA
JOÃO 4:1-26
EX PROSTITUTA, DECIDIU SER FIEL, SE CONVERTEU, E PREGOU SEU TESTEMUNHO E MUITOS SAMARITANOS CRERAM.

RAHAB
HEBREUS 11:31
“Pela fé Raabe, a meretriz,
Não pereceu com os incrédulos,
Acolhendo em paz os espiãs.”

A VIÚVA POBRE
MARCOS 12:41 - 44
SE DESPOJOU DE TUDO O QUE TINHA.

JÚNIAS
ROMANOS 16:7
NOTÁVEL ENTRE OS APÓSTOLOS,
PRISIONEIRA POR AMOR A CRISTO.

Obrigado pela sua visita:
Você é o visitante de Nº

compteur de visiteitle="Wohnungen Frankfurt" href="http://www.immobile-frankfurt.de/">Wohnungen Frankfurt

contador de visitas
Immobilien Frankfurt

Imperial Ordem dos Cavaleiros de Cristo.




Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo é uma antiga ordem honorífica brasileira, originada a partir da portuguesa Ordem Militar de Cristo, a qual por sua vez remonta à medieval Ordem de Cristo. Foi a segunda ordem imperial brasileira com mais titulares, logo atrás da Imperial Ordem da Rosa, e premiava tanto militares quanto civis.[1]
O caráter religioso da Ordem residia também na necessidade da propagação e manutenção da Religião de Cristo a fim de “trazer a fé católica os idólatras e gentios” que em grande número ainda existiam no país.
A Ordem de Cristo foi a condecoração mais concedida por D. João no Brasil: 3635 hábitos, 442 comendas e 7 grã-cruzes num total de 4084 mercês. Já durante o reinado de D. Pedro I foram 2630 as ordens concedidas.
A chancelaria que cuidava dos registros da ordem pertencia ao Ministério do Império. Destituiu-se de seu caráter religioso por meio de decreto de 9 de setembro de 1843. Foi extinta após a proclamação da república, juntamente com a maioria das ordens imperiais.

Imperiais
• Imperial Ordem de
Nosso Senhor Jesus Cristo
• Imperial Ordem de
São Bento de Avis
• Imperial Ordem de
Sant'Iago da Espada
• Imperial Ordem do Cruzeiro
• Imperial Ordem de Pedro Primeiro
Imperial Ordem da Rosa
Militares
• Ordem do Mérito Militar
• Ordem do Mérito Naval
• Ordem do Mérito Aeronáutico
• Ordem do Mérito da Defesa
• Ordem do Mérito Judiciário Militar
• Ordem do Mérito Ministério Público Militar
• Ordem do Mérito das Forças Armadas
Nacionais
• Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
• Ordem Nacional do Mérito
• Comissão Permanente
do Livro do Mérito
• Ordem de Rio Branco
• Ordem do Congresso Nacional
• Ordem Nacional do Mérito Científico
Civis
• Ordem do Mérito Médico
• Ordem do Mérito do Trabalho
• Ordem do Mérito Educativo
• Ordem do Mérito
Judiciário Trabalhista
• Ordem do Mérito Judiciário
• Ordem do Mérito
Desportivo Universitário
• Ordem do Mérito das Comunicações
• Ordem do Mérito Cultural
Republicanas extintas
• Ordem de Colombo
• Legião de Honra Marechal Rondon

A MISSÃO DO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO _- Celebração da comunhão aos enfermos

Ministros Extraordinários
da Sagrada Comunhão Eucarística

A celebração para a distribuição da Sagrada Comunhão segue a mesma seqüência de celebração eucarística: da mesa da Palavra à do Pão. É claro que a estrutura é bem mais reduzida e simples. Apresentamos o modelo que deve nortear os ministros na pastoral.


1. Rito inicial:


Ministro: Em nome do † Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.



Ministro: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, estejam conosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.



2. Rito de Penitência:


Ministro: Coloquemo-nos na presença de Deus, reconheçamos ser pecadores e, humildemente, supliquemos o seu perdão.
Todos: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós...
Ou:
Senhor, tende piedade de nós - Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós - Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós - Senhor, tende piedade de nós



Ministro: Deus Todo - poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.


3. Celebração da Palavra:


O ministro extraordinário escolhe um dos textos a seguir.


(Jo 6,54-55)” Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna,e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida”


(Jo 6,35) “Jesus disse: Eu sou o Pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acreditar em mim nunca mais terá sede”
Mateus 9,35-38; 16, 24-28;/ Lucas 22, 14-20;/ João 3,16-21; 6,52-58;
I Cor 11,23-28;/Tiago 5,13-16;/ I João 4,7-16.


4. Comunhão:


Ministro: Rezemos juntos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou
Todos: Pai Nosso...


Ministro: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!


Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e serei salvo.


Ministro: O Corpo de Cristo!


Todos: Amém.



5. Ação de Graças


Faz-se um tempo de silêncio. Depois o ministro reza:


Ministro: Pai eterno e Todo-Poderoso, cheio de confiança vos pedimos que o



Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, recebido em Comunhão pelo (a) nosso (a) irmão (a) – diz o nome da pessoa – lhe seja para o corpo e para a alma remédio de vida eterna.

Todos: Amém.


6. Oração Final


Ministro: Alimentados pelo Pão espiritual nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os acontecimentos da vida e colocar nossas esperanças em Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Irmão, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.


Todos: Amém.



7. Bênção Final


Ministro: Abençoe-nos o Deus Todo-Poderoso, † Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

terça-feira, 7 de junho de 2011