MOMBAÇA - Nossa terra, nosso Lar



.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
..
.

BLOG - coisasdenossaterra.blogspot.com E-MAIL andre_coisasdenossaterra@hotmail.com

domingo, 17 de julho de 2011

Praça da Matriz

MOMBAÇA

Adm. "Realizando Sonhos"


Prefeito: Willame Barreto Alencar





Maria Pereira Web - VISITE ( O site que conta a História de Mombaça) "Mombacense na presidência do TJCE"



Des.José Arísio Lopes da Costa
Presidente do TJ-Ce.




Desembargador José Arísio Lopes da Costa, cearense de Mombaça, proferindo o seu discurso de posse na presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
29/01/2011
O desembargador José Arísio Lopes da Costa tomou posse, nesta sexta-feira (28/01), como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade, ocorrida no auditório do Pleno, contou com a presença de amigos, familiares e autoridades.
No discurso, José Arísio Lopes da Costa agradeceu o apoio dos demais desembargadores e disse que irá desempenhar as novas funções com responsabilidade. “Não farei promessas em vão. Não assumirei compromisso sem a perspectiva de que possa cumpri-lo. Modéstia que caracteriza minha personalidade assegura apenas que envidarei todos os esforços possíveis para realizar uma administração consciente e segura”, afirmou.
Os desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido e Edite Bringel Olinda Alencar também tomaram posse, respectivamente, como vice-presidente e corregedora geral da Justiça. Os novos dirigentes do TJCE foram eleitos no dia 9 de dezembro de 2010 para o biênio 2011/2013.

AUTORIDADES
O ministro Napoleão Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), esteve presente à cerimônia de posse dos novos dirigentes do TJCE. Segundo ele, a ascensão de José Arísio Lopes da Costa à Presidência da Corte de Justiça cearense é um momento dos mais importantes. “O desembargador Arísio é um magistrado experiente, sensato, sensível, corajoso e firme. O mesmo digo dos desembargadores Brígido e Edite. Penso que o Tribunal está em mãos excelentes”, afirmou.
Cesar Asfor Rocha, também ministro do STJ, disse que “o desembargador Arísio tem toda uma vida dedicada à magistratura. É um grande julgador e um homem com grande experiência administrativa”.
O jurista Paulo Bonavides destacou as qualidades e o empenho do novo presidente. “Vamos ter à frente da Justiça do Ceará um dos desembargadores mais preparados e cultos da magistratura”.
O desembargador Ernani Barreira Porto, que deixou a Presidência do TJCE, ressaltou a trajetória e as virtudes do novo chefe do Poder Judiciário. Para ele, a posse de José Arísio Lopes da Costa representa homenagem da Justiça ao processo democrático. “Trata-se de um homem talentoso e que acompanhou de perto todo o desenrolar da administração anterior, estando assim em condições plenas de conduzir a Justiça do Ceará aos seus verdadeiros ideais”.
Também compareceram à solenidade o ministro do STJ, Raul Araújo Filho; o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Caminha; o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira; a ouvidora geral do Ministério Público, procuradora Marylene Barbosa Nobre; o presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Jesualdo Pereira Farias; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, entre outros.

(Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará)

sábado, 16 de julho de 2011

Suínos Duroc Jersey(Graja Duroc sítio Santa Quitéria))



Tanques de decantação para depositar os

dejetos líquidos de Suínos

Plantação de bananeiras para receber

e purificar a água usada na limpeza das baias






SUCENA e ARINGA depois de 3 dias de cobertura





ARINGA depois da separação


SUCENA depois da separação
























A raça Duroc Jersey é originária do Nordeste dos Estados Unidos, proveniente de porcas vermelhas de New Jersey (Jersey Reds) e de varrascos também vermelhos de New York (The Durocs), em 1875. Essas duas raças que lhe deram formação foram constituídas por suínos trazidos pelos navios negreiros (Guine Breed), outros importados de Portugal e Espanha e também os "Red Berkshires", todos vermelhos.

Muitos foram os criadores que contribuíram para a formação da raça, por isso não há nomes a destacar.

É a raça mais numerosa nos Estados Unidos, sendo ainda popular em muitas republicas americanas, Canadá, Itália, etc. No Brasil já foi a raça estrangeira mais importante, porém hoje ela geralmente participa de cruzamentos com outras raças mais aperfeiçoadas para carne magra.

Descrição:

Peso aos 6 meses 70 Kg (até 90), aos 12 meses, 160 Kg nos machos e 130 nas fêmeas. Nos machos adultos 270 Kg e nas fêmeas 225. Os capados velhos podem atingir até 500 Kg. Reprodutores preparados para a exposição, alcançam respectivamente 350 e 300 Kg.

Pelagem vermelha uniforme, preferivelmente cereja brilhante. Há algumas famílias de cor vermelho dourado, que parecem ter mais tendência para banha.

Atenção: O castanho, o creme e o violeta são cores indesejáveis. As cerdas são lisas, cobrem bem o corpo, porém não devem ser excessivamente abundantes e muitas menos fresados. A cor castanha é freqüentemente associada a animal grosseiro e as claras, à moleza. Um tom muito claro no ventre e nos membros é defeito, assim como manchas pretas na barriga, porém não desqualificam a menos que sejam muito grandes. Defeito muito mais grave é a presença de cerdas pretas ou brancas. O couro é moderadamente grosso e macio.

Cabeça de tamanho médio, um pouco mais comprida que a do Polland China, porém não parece longa. A face é um pouco cavada (intermediária entre a do Polland China e do Berkshire), entretanto são comuns os porcos de perfil direito (sub-concavo). O focinho é médio, a fronte larga entre as orelhas e os olhos. As orelhas devem ser de tamanho média, inclinada para frente e ligeiramente para fora, com uma curva para frente e para baixo, mas não devem cair sobre os olhos e a face; às vezes é apenas quebrada na ponta, entretanto não devem ser nem muito grandes, nem redondas, nem grosseiras, nem cabanas. Os olhos são vivos, brilhantes e salientes. As mandíbulas devem ser moderadamente largas, cheias, nítidas, lisas e sem papada.

Pescoço curto espesso, profundo e ligeiramente arqueado.

O corpo deve ser grande, maciço e liso: comprido, profundo, uniforme e moderadamente largo, esbelto, simétrico, bem arqueado.

O peito é largo, com o esterno saliente. O tórax é grande, amplo e profundo, com as costelas bem arcadas, cheio atrás da paleta. As espáduas são moderadas em largura, profundas e cheias. O dorso e lombo são bem musculados e lisos, da mesma largura das espáduas e dos presuntos. Às vezes, o lombo é estreitado, o que constitui defeito. Os lados são bem compridos musculados, cheios, planos e lisos. A barriga deve ser direita e cheia, bem sustida, nem estreita, nem pendente, com boas tetas. Aparecem animais um pouco barrigudos, o que é desculpável, não sendo em demasia. A garupa é da mesma largura do corpo, arredondada ou arqueada, não muito caída. Cauda alta, de tamanho regular, larga na base, afinando-se, peluda na ponta, não muito comprida e enrolada.

Os membros são fortes sem serem grosseiros, aprumados, moderadamente altos, de boa ossatura. Os pernis são compridos, largos, cheios, firmes, porém observa-se nos tipos modernos que os animais mais pernudos tendem a ser deficientes em largura e profundidade. As quartelas são firmes e os cascos sólidos, locomovendo-se com facilidade e levemente. O desvio dos joelhos é um defeito que pode ocorrer.

Aptidões e qualidades

O antigo porco Duroc, grande produtor de banha e toucinho, transformou-se gradativamente num tipo "intermediário" para carne e toucinho, e mais recentemente seus criadores vem se esforçando para diminuir cada vez mais a manta de toucinho, para transformá-lo num animal do tipo "carne", mais alto, comprido e delgado. Acreditam alguns, contudo, que o excesso de refinamento prejudicaria suas qualidades mais valiosas, que são o vigor e a rusticidade. O Duroc foi a raça que melhor se comportou no Brasil, exceto quanto a prolificidade e qualidades criadeiras da porca.

Sua carcaça vale mais pela quantidade que pela qualidade, por isso, neste país é raramente criado em estado puro para a produção industrial, sendo cruzados com Landrace, Yorkshire, Wessex, etc. para a produção de carne magra, e com as porcas de raças nacionais e mestiças (onde a suinocultura é mais atrasada) para a produção dum tipo intermediário.

É um porco ativo, vigoroso, manso se bem manejado. As porcas parem em média 09 leitões, criando 07. É também bastante precoce, desenvolve-se rapidamente, pasta bem, suportando bem os calores dos trópicos. Seus mestiços com porcas nacionais são superiores em conformação quanto à precocidade e disposição à engorda. Para os criadores menos experientes é a raça mais recomendada pela sua capacidade de desenvolvimento e de adaptação, entretanto, tanto os puros como os mestiços são muito exigentes e podem degenerar pela deficiência de proteína (farinha de carne, leite desnatado, sangue, etc.), vitaminas (verdes) e minerais, o que tem sido a causa da maioria dos fracassos.




-

Nome

-

Raimundo André de Sousa

-

e-mail

-

.andre_coisasdenossaterra@hotmail.com

-

Site

-

ww

-

Cidade - UF

-

Mombaça - Ceará

-

Endereço

-

Granja Duroc - Sítio Santa Quitéria

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação Brasileira de Criadores de Suínos

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.abcs.com.br

-

Cidade - UF

-

Estrela - RS

-

Endereço

-

Rua Nasser Vasconcelos, 40 - Cx. Postal 105

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação Catarinense de Criadores de Suínos

-

e-mail

-

accs@netcon.com.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Concórdia - SC

-

Endereço

-

Rua do Comércio,655 - Cx.Postal 91

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso

-

e-mail

-

acsmat@zaz.com.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Cuiabá - MT

-

Endereço

-

Av. Presidente Marques, 833, sala 101 – Edifício Pepina – Centro

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação de Criadores de Suínos do Rio de Janeiro

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Teresópolis - RJ

-

Endereço

-

Estrada Arnaldo Dyckerhoff, 4110 - Brejal/Posses - Cx. Postal 95306

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Estrela - RS

-

Endereço

-

Rua Dinarte Vasconcelos, 40 - Cx. Postal 105

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação dos Suinocultores de Pernambuco

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Recife - PE

-

Endereço

-

Parque de Exposições Prof. Antônio Coelho - Av. Caxangá, 2200 - Bairro Cordeiro

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação dos Suinocultores do Ceará

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Fortaleza - CE

-

Endereço

-

Av. Antônio Justa, 2208 – Bairro Meireles

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação dos Suinocultores do Espírito Santo

-

e-mail

-

ases.vix@zaz.com.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Vila Velha - ES

-

Endereço

-

Av. Champagnat, 1073 - Edifício Atlântico Sul, sala 706 – Centro

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Belo Horizonte - MG

-

Endereço

-

Av. Amazonas, 6020 – Parque da Gameleira - Cx. Postal 863

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação Goiana de Suinocultores

-

e-mail

-

ags@ags.com.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Goiânia - GO

-

Endereço

-

Parque Agropecuário Pedro Ludovico Rua 250 s/n0 – Nova Vila

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação Paulista de Criadores de Suínos

-

e-mail

-

-

Site

-

www.suinopaulista.com.br

-

Cidade - UF

-

São Paulo - SP

-

Endereço

-

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Parque da Água Branca

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Associação Sul Matogrossense de Suinoculura

-

e-mail

-

-

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Dourados - MS

-

Endereço

-

Parque de Exposição João Humberto de Carvalho - Rua Valério Fabiano,100 - Cx. Postal 185

-

Tipo

-

Associações

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Biribas Genética de Suinos

-

e-mail

-

biriba@certto.com.br

-

Site

-

www.biribas.com.br

-

Cidade - UF

-

Cascavel - Paraná

-

Endereço

-

Rui Goiás 1430

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Danilo F. S. Sousa

-

e-mail

-

danilo_fss@hotmail.com

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

são luis-ma

-

Endereço

-

r.bom jesus n.200 turu bl.4 apt 207

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Elder Silva de Sousa

-

e-mail

-

elderfera@hotmail.com

-

Site

-

http://www.cefetrv.edu.br/

-

Cidade - UF

-

Barra Do Garças Mato Grosso

-

Endereço

-

Rua 15 de Stembro 578

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

emanuel carneiro

-

e-mail

-

emanuel_ferruge@hotmail.com

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

uberlandia- mg

-

Endereço

-

escola agrotecnica federal de uberlandia

-

Tipo

-

Produtores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Flávio Marcos da Silva

-

e-mail

-

flaviocresol@gol.psi.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Turvo - PR

-

Endereço

-

Av 12 de maio 915 Caixa Postal 18

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

João Paulo

-

e-mail

-

joaopequeno6@hotmail.com

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Fortaleza

-

Endereço

-

Rua Capitão Gustavo

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

jose claudio alves de almeida

-

e-mail

-

claudimvereador@bol.com.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

campo azul mg

-

Endereço

-

av joao antonio aleida 600

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

marcelo de souza ramos

-

e-mail

-

marcel22_9@hotmail.com

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

maneus am

-

Endereço

-

rua E17 n 33 conj promorar alvorada 2

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Maria Cristina Beltran

-

e-mail

-

mcbeltran@attglobal.net

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

São Paulo - SP

-

Endereço

-

Rua Joaquim José Esteves, Nº 60

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

Mauricio Rocha Oliveira

-

e-mail

-

mauriciorchao@uol.com.br

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

Aracaju

-

Endereço

-

SE

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

RAIMUNDO ANDRÉ DE SOUSA

-

e-mail

-

andre_coisasdenossaterra@hotmail.com

-

Site

-

www.

-

Cidade - UF

-

MOMBAÇA-ce

-

Endereço

-

Tv. Antônio Meireles,48

-

Tipo

-

Produtores

-

Espécie

-

Duroc

-

Nome

-

temistocles de souza barreto

-

e-mail

-

temistoclesbarreto@hotmail.com

-

Site

-

www.temistoclesbarreto@hotmail.com

-

Cidade - UF

-

Feira de Santana/Ba

-

Endereço

-

Rua C 35 Conjunto Milton Gomes - Queimadinha

-

Tipo

-

Criadores

-

Espécie

-

Duroc