MOMBAÇA - Nossa terra, nosso Lar



.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
..
.

BLOG - coisasdenossaterra.blogspot.com E-MAIL andre_coisasdenossaterra@hotmail.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

HISTÓRIA DA CIDADE DE MOMBAÇA





Suas origens remontam ao Século XVIII, a partir dos primeiros ensaios colonizadores. Destes constam João de Barros Braga, Maria Pereira da Silva, Serafim Dias e seus companheiros José Rodrigues de Carvalho, José do Vale Abreu e Antônio Pereira Façanha, adquirentes, por Sesmaria, de três léguas de terras ao comprido do Banabuiú, por uma de largura, sendo meia para cada banda do rio.



Os três primeiros, considerados fundadores do reduto, estabeleceram-se e plantaram suas raízes gregárias no sítio denominado Mombaça. Maria Pereira residia na fazenda Boca da Picada, cruzamento obrigatório dos itinerantes que buscavam os Inhamuns. Com o desenvolvimento da fazenda, moradores se acercaram da Casa-Grande, formando lentamente a povoação.

O nome de Maria Pereira adquire notoriedade na região, não apenas por suas singulares qualidades de mandona, como também pelo instinto acolhedor e justiceiro. Em pouco tempo desaparece o locativo informal de Boca da Picada e o nome de Maria Pereira assume a formal designação, pelo menos até que posteriores alterações venham a se processar.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei Provincial nº 555 de 27 de novembro de 1871. Sua instalação, em ato simultâneo com a Câmara Municipal, registra-se a 8 de setembro de 1852. A mudança de nome, substituindo Maria Pereira por Benjamin Constant, provém do Decreto nº 69 de 9 de setembro de 1892. Essa denominação permaneceu até 1918, quando por força da Lei nº 1.565, de 21 de setembro desse ano, é restabelecida a denominação anterior. A elevação à categoria de Município provém da Lei Estadual nº 2.256, de 19 de agosto de 1925. Suprimido, conforme Decreto Estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, e restaurado na forma do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938


Fonte: www.mariapereiraweb.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário